PRESERVAÇÃO DA NATUREZA:                 SEU INTERESSE, NOSSO COMPROMISSO.

PRESERVAÇÃO DA NATUREZA: SEU INTERESSE, NOSSO COMPROMISSO.

Temos testemunhado a crescente preocupação com a Gestão Ambiental entre nossos associados. Recentemente, um grupo envolvendo 34 voluntários se organizou para discutir e propor soluções para redução do impacto ambiental causado pela crescente presença humana no Sertão e assegurar sua preservação a longo prazo.

Essa iniciativa é muito bem-vinda e está em completa sintonia com as prioridades da gestão atual da SASU. Para harmonizarmos os esforços e potencializarmos os resultados, é fundamental todos saberem que, em fevereiro de 2021, 4 grupos de trabalho foram formados para planejar e implantar as ações da associação:

Em Gestão ambiental o foco principal é o gerenciamento dos resíduos sólidos (lixo). Para o programa de Comunicação, estamos revitalizando o site para termos uma área segura para colocar documentos de interesse coletivo. A profissionalização vem sendo debatida em conjunto com o andamento da regularização fundiária, porém, a prioridade é encontrar mecanismos de aumentar a receita: a SASU, hoje, opera no vermelho. A seguir, apresentamos as prioridades elegidas.

PRIORIDADE 1:


MANUTENÇÃO DA LIXEIRA CENTRAL OU DEFINIÇÃO DE UM NOVO LOCAL

O terreno que era cedido à SASU terá que ser devolvido. Como se trata de uma parceria longeva, ainda restam rodadas de diálogo, que envolvem compromissos pela requalificação do espaço.

Neste sentido, há um esforço em andamento para compreender a viabilidade das diferentes alternativas possíveis, sempre primando por soluções compatíveis com o nosso compromisso com a preservação ambiental.

Até o final de abril devemos ter as alternativas definidas, uma previsão dos custos envolvidos e uma proposta de crowdfunding a ser apresentada aos associados


PRIORIDADE 2:

ESTABELECER PARCERIAS PARA A DESTINAÇÃO ADEQUADA DOS RESÍDUOS

Para termos um resultado adequado, é essencial que haja uma destinação correta do lixo reciclado de forma a alimentar uma economia circular. Hoje, a coleta da prefeitura de São Sebastião não é seletiva e não recolhe a totalidade do material. Até o final de abril, teremos um fluxograma fechado e a forma de trabalho. O mais provável é que haja uma pequena taxa por imóvel para viabilizar o combustível da empresa parceira selecionada. Importante destacar que a coleta das cooperativas só se torna economicamente viável se conseguirem encher um caminhão.


PRIORIDADE 3:

BUSCAR APOIO NA MODELAGEM DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COMPATÍVEL COM A SASU

Para acelerar o projeto com a cooperativa estamos abrindo contato com o Instituto Muda que apesar de não operar no litoral norte pode oferecer uma consultoria. Temos uma proposta de parceria triangular, envolvendo a cooperativa, e que pode interessar ao Instituto e nos ajudar a fazer o diagnóstico do lixo produzido no sertão, estabelecendo metas e ajudando com aspectos educativos. Até o final de abril isso deve estar definido. Vale a pena conhecer o trabalho do Instituto.

Outras iniciativas em curso:

  • Uma especialista em reciclagem de lixo se propôs a desenhar o trabalho em conjunto com a SASU. Na semana do dia 26 haverá uma primeira conversa.
  • Sinalização no local na lixeira para orientação sobre colocação do lixo.
  • Preparação e divulgação de guia com informações sobre o descarte correto de resíduos.

PRIORIDADE 4:

DISSEMINAR A REALIZAÇÃO DA COMPOSTAGEM PELOS ASSOCIADOS

Uma medida, tão simples quanto importante, é incentivar os proprietários, inquilinos, caseiros e funcionários a fazer a compostagem de seus resíduos orgânicos. Isso resultará numa diminuição substancial do volume de lixo nas lixeiras do condomínio e ajudará os jardins, hortas e canteiros a ficarem ainda mais bonitos e saudáveis.

Atualmente estamos reunindo referências de matéria didático para fundamentar a divulgação de recomendações e orientações a vocês, que deverá ocorrer até o final de abril. Complementarmente, estamos planejamento a realização de um Workshop online em maio para demonstração de como montar uma composteira doméstica. Ressaltamos que esta proposta feita por uma associada que é agrônoma.


PRIORIDADE 5:

ELABORAÇÃO DE PLANO DE SINALIZAÇÃO DO SERTÃO DO UNA

A partir da identidade visual da SASU, estamos repensando a comunicação visual das nossas áreas comuns para melhor orientar os frequentadores do Sertão sobre as cuidados e regras de convívio necessários para mantermos a qualidade da nossa vizinhança. A priori, estamos pensando nas seguintes melhorias:

  • Implantação de Banners na portaria e entradas das trilhas com orientações gerais.
  • Discutir, elaborar e divulgar o “manual de boas práticas”.
  • Disponibilizar folhetos para serem distribuídos na portaria a visitantes.

Temos vários desafios nas quatro frentes mencionadas e muita disposição para enfrentá-los. Vemos com muito entusiasmo a chegada dos novos voluntários.

Convidamos todos a participarem de uma reunião virtual no dia 13 de maio para debatermos as ações em andamento e harmonizarmos a contribuição de todos que pretendem colaborar

Pedimos por gentileza que, todos que possuírem sugestões de ação , enviem um resumo da proposta até o dia 5 de maio para planejarmos adequadamente este encontro. Em breve divulgaremos o Formulário de Iniciativas Iniciativas.

Abraço e nos vemos lá!

About the Author